Esta pequena locomotiva não traciona o trem pois possui a bitola mais estreita do que a da linha onde o trem circula; ela fica em exposição na estação de São Lourenço.
Histórico
Foi adquirida em uma compra de 19 locomotivas de bitola de 0,80 m da Cia. Docas de Santos (CDS), onde operavam em duas linhas: a primeira entre o porto e a pedreira do Jabaquara, que servia pra levar as pedras para a construção do porto, e ainda teve tráfego até os anos 50/60; e a segunda em Itatinga.
A número 8 era chamada de Mont Serrat e veio no 4º lote, adquirido em 1892, neste lote vieram cinco locomotivas:
- 10hp: 6 “Outeirinho” e 9 “Valongo”
- 40hp: 7 “Bertioga”, 8 “Mont Serrat” e 10 “Sandy”
O primeiro lote desta compra chegou em 1889, com duas locomotivas e o último em 1908, com uma locomotiva apenas.
Do total, 7 locomotivas eram de 40 hp e as demais de 10 hp e de 55 hp.
– na CDS ela era verde escuro e preto, e na CODESP amarela
A Mont Serrat junto de outras locomotivas operou na linha de Itatinga, até os anos 80, quando foi leiloada, depois ainda ficaram a 1 “Lavoura”, que parou nos anos 90, e a 12 “Itapema”, que parou há uns 10 anos por conta de problemas na caldeira (e também não fizeram muita questão de arrumar, ficou nas oficinas uns 2 anos desmontada, e hoje foi substituída por um trator).
Das 19 locomotivas, ainda existem 6: 1 “Lavoura” (Santos), 7 “Bertioga” (em Volta Redonda, algumas chegaram a ser utilizadas na construção da CSN, e ela ficou por lá), 8 “Mont Serrat”, 9 “Valongo” (Sta. Fé do Sul), 12 “Itapema” (Itatinga, Bertioga), e a 18 (não tinha nome, está em Gravataí-RS).
A 8 foi cedida para a ABPF em uma parceria com a CODESP.
- Fabricante: Lokomotivfabrik Krauss & Comp, Alemanha
- Data de fabricação: 1892
- Número de série: 2761
- Tipo: 0-4-0T “Four Wheels”
- Cilindros: 203mm x 305mm (diâmetro x curso)
- Diâmetro das rodas motrizes: xmm
- Peso total: xkg (locomotiva em ordem de marcha)
- Esforço de tração: xkg (atual)
- Bitola: 0,80m
- Ferrovia original: Cia. Docas de Santos (CDS)