Locomotiva 1424

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Esta é uma locomotiva de origem americana, fabricada pela Baldwin Locomotive Works, tipo Mikado rodagem 2-8-2 (ou seja duas rodas guias, oito rodas de tração e mais duas rodas guias na parte traseira), foi fabricada em 1927.

Fazia parte de um grande lote de locomotivas adquiridas pela então Estrada de Ferro Central do Brasil, onde diversos modelos foram adquiridos, sendo deste em particular 13 unidades, numerados de 422 a 434, depois com a renumeração geral 1422 a 1434.

Ficava lotada, juntamente com suas “irmãs”, no depósito de Sete Lagoas/MG onde trafegavam pelas linhas de bitola métrica da EFCB entre Belo Horizonte e Corinto, fazendo principalmente trens de carga e mistos. Com o início da dieselização a partir do fim dos anos 50, a locomotivas a vapor foram sendo relegadas a pequenos trens de serviço e socorro e o serviço de manobras nos pátios. Conforme mais locomotivas diesel chegavam, mais locomotivas a vapor eram retiradas de operação e sucateadas até que deixaram de existir quase todas.

No dia 15 de março de 1973 correu oficialmente o último trem com tração a vapor realizado na EFCB, já então RFFSA, tracionado justamente pela locomotiva 1424. Após isso, a mesma foi “aposentada” e felizmente não sofreu o mesmo destino das demais; foi preservada como monumento estático no pátio do Horto Florestal em Belo Horizonte até que, em meados da década de 1980, a RFFSA a reformou e a levou para Ouro Preto onde ela, juntamente com as locomotivas 1170 e 327 (Leopoldina), tracionaram o “Trem dos Inconfidentes”, que não durou muito tempo.

Após alguns anos, a 1424 foi levada de Ouro Preto e trafegou em diversos locais fazendo trens turísticos em diversos locais no estado do Rio de Janeiro.

Quando resgatada pela ABPF – Regional Sul de Minas, a locomotiva estava não operacional, com desgaste acentuado de todo o conjunto mecânico e com a caldeira seriamente avariada. Foram necessários anos de trabalho intenso nas oficinas de Cruzeiro/SP para que o processo de restauração fosse completado e a mesma voltasse a condição operacional inclusive, com a pintura fiel ao padrão da Central do Brasil, que foi recuperada graças a muita pesquisa que resultou na descoberta de documentos antigos, com descrição de cores e gabarito de referência para espessura de faixas e modelo de letras.

A locomotiva bem como todo material rodante passa por manutenção periódica. A operação atente a rigorosos critérios de segurança.

  • Fabricante: Baldwin Locomotive Works
  • Data de fabricação: janeiro de 1927
  • Número de série: 59712
  • Tipo: 2-8-2 “Mikado”
  • Cilindros: 406mm x 559mm (diâmetro x curso)
  • Diâmetro das rodas motrizes: 1067mm
  • Peso total: 82.327kg (locomotiva+tênder em ordem de marcha)
  • Esforço de tração: 7.760kg (atual)
  • Bitola: 1,00m
  • Ferrovia original: Estrada de Ferro Central do Brasil