O Trem das Águas tem como trajeto o trecho compreendido entre a Estação de São Lourenço e a estação de Soledade de Minas, perfazendo o total de 10 km. A Estação de São Lourenço, construída em 1925, totalmente recuperada, conta com infraestrutura e acessibilidade necessárias para a operação.
Os viajantes poderão usufruir de um trajeto de bela paisagem e muito verde. A linha segue para Soledade margeando o Rio Verde, onde além de bonitas paisagens o turista tem a oportunidade de ver o aeroporto de São Lourenço e a pequena estação Parada Ramon, no KM 85 (o trem não para na estação).
Logo após passar pela estação Parada Ramon o trem entra num estreito vale e segue bem próximo do Rio Verde, quando então adentra a cidade de Soledade de Minas. Após passar a estação o trem para na plataforma onde ao desembarcar o passageiro é recebido por uma feira de artesanato, que inclui também quitutes locais como doces, pastéis, garapa, etc.
A Estação de Soledade de Minas, datada de 1884; foi inteiramente recuperada em 2015 pela ABPF, resgatando as características originais bem como oferecendo infraestrutura e acessibilidade necessárias para a operação.
A seguir o trem segue de volta para São Lourenço, onde novamente os violeiros animam a viagem. Chegando em São Lourenço, na estação o turista ainda tem a disposição uma outra feira de artesanato, loja de bebidas (cachaças, vinhos, licores) e um confortável bar para tomar um cafezinho ou um saborear um lanche.
Em todo o trajeto é possível adquirir das atendentes bebidas e souvenires, como camisetas, bonés, filmes, etc.
As saídas ocorrem nos finais de semana, feriados e pontes de feriados, nos horários abaixo:
Sábados:
- partida às 10h, chegando de volta aproximadamente às 12h20
- partida às 14h30, chegando de volta aproximadamente às 16h50
Domingos:
- partida às 10h, chegando de volta aproximadamente às 12h20
*a programação de feriados é sujeito a confirmação; contactar através do email: tremdasaguas@abpf.com.br ou pelo tel.: 3332-3011 (horário comercial e finais de semana)